Paula Pimenta: Orientadora e Vestibulando

Alimentação e exercício físico – dicas de como os alunos podem aliviar o estresse.

A rotina de um estudante que está se preparando para o vestibular é muito intensa, pois seu estudo envolve um volume alto de conteúdos que precisam ser praticados através das aulas, resoluções de exercícios, simulados, redações, revisões entre outros. É muita coisa e o tempo parece não ser o suficiente, e não o é de fato. E, justamente por esse “acúmulo” de atividades, é primordial que ainda se encontrar tempo para se cuidar. Para pensar em um cuidado integral é necessário considerar vários aspectos, como o sono, a alimentação, exercício físico, lazer e relações sociais. Cada individuo vai necessitar de uma quantidade e uma combinação específica desses aspectos para se sentir equilibrado, por isso é muito importante uma boa avaliação através da auto-observação de como se sente mentalmente e fisicamente após esse cuidado.

Algumas considerações sobre esses aspectos:

– Sono: é importante avaliar se seu sono está reparador, ou seja, se a qualidade e quantidade de horas estão suficientes para você se sentir disposto e concentrado nas atividades do dia seguinte. Além disso, algumas pessoas podem ter dificuldades para dormir ou acordar durante a noite. Fala-se em higiene do sono para criar um certo “ritual” de boas práticas para adormecer, como diminuição de telas e luzes brancas a noite, banho, comidas leves, etc. Portanto, é importante frisar que se o sono não está reparador e suas dificuldades em pegar no sono ou acordar durante a noite passam a ser constantes é importante procurar um profissional.

– Atividade física: quanto mais regular é a prática de atividade física, maiores são os benefícios, pois torna-se um hábito. É interessante escolher uma atividade do seu interesse ou que seja “tolerável” e que se encaixe na sua rotina. Assim, escolher de acordo com a distância de sua residência ou local de estudo ou com a flexibilidade de horários pode auxiliar na inclusão desta prática no seu dia a dia. Também é importante se atentar a quantidade de horas, muitas horas de exercício pode sinalizar uma certa “fuga” dos estudos.

– Alimentação: a alimentação saudável é aquela que atende as necessidades do seu corpo, por isso é importante estar em dia com exames e check up médico. Para destacar alguns pontos importantes sobre alimentação: faça suas refeições principais (café da manhã, almoço e janta) com tempo, coma sentado e coma variedade de alimentos, principalmente os naturais; cuidado com os excessos de açucares, ultraprocessados e café, limite a quantidade desses alimentos em seu dia.

– Lazer/ socialização: é muito importante criar tempo para realizar atividades prazerosas, seja sair com amigos, ir ao cinema, almoço em família, ir ao parque. É interessante incluir algumas dessas atividade semanalmente. O que o estudante precisará avaliar é a quantidade de tempo dedicado a isso e avaliar prejuízos x benefícios na escolha deste lazer. Por exemplo: ir a uma festa e ficar até às 6h da manhã pode fazer com que o corpo demore alguns dias para se recompor o que irá prejudicar o estudo da semana. 

Para finalizar é importante destacar que o processo de aprendizagem envolve momentos de foco e momentos de descanso e, saber escolher como descansar é tão importante quanto saber escolher como estudar, pois a qualidade e atividades do seu descanso impacta diretamente na sua disposição, motivação e disciplina com os estudos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *