- Alguns alunos podem sentir muita insegurança na hora de expor uma ideia ou tirar uma dúvida em sala de aula. Por que é importante que o aluno supere/encare esse sentimento?
É importante levar em conta que a escola tem como um dos seus principais objetivos preparar crianças e jovens para a vida adulta e, falar em público, seja expondo uma ideia ou tirando dúvida é uma habilidade que será cobrada deles posteriormente, então é um treino importante a ser iniciado no período escolar.
Além disso, compreender que não sabemos tudo ou que nossas ideias podem não agradar ou ser claras para o conjunto total de pessoas que nos escutam, faz parte da condição de ser humano. Compreender que os outros também tem suas dificuldades e que é justamente com a troca, na interação com o outro que a aprendizagem vai se completando é importante e ajuda a lidar melhor com o sentimento de insegurança.
Ao expor uma ideia o/a aluno/a se coloca em evidência perante o grupo da sala e isso pode trazer receios, como por exemplo ser taxado de “burro/a”, “metido/a”. O sentimento de segurança em expor uma ideia é um processo que não depende só do indivíduo, mas também de como o grupo consegue receber e não julgar a opinião do outro.
- Quais as principais vantagens de se posicionar em sala de aula?
É possível pensar em pelo menos três vantagens: ao expor uma dúvida sobre a matéria, por exemplo, o/a aluno/a tem a possibilidade de sanar uma dúvida que impede a compreensão do conteúdo, gerando dificuldades maiores no futuro. A segunda vantagem seria o treino de falar em público, que envolve tanto a elaboração de uma fala compreensível, como também administrar o nervosismo desta ação e por último, a possibilidade de socialização, ao expor uma ideia outra pessoa pode se identificar com o modo como pensa e isso levar a uma conversa.
- Como os professores podem ajudar esses alunos mais inseguros?
Como dito anteriormente, para que um/a aluno/a se sinta seguro para falar em sala de aula é preciso ter um ambiente acolhedor, ou seja, existir o respeito de ser escutado/a, como também o cuidado desta fala ser incluída no contexto exposto. O professor tem um papel muito importante de promover este ambiente receptivo, como de mediar e até mesmo provocar uma reflexão, considerando as diferentes ideias que possam surgir entre os alunos.
- Existe alguma tarefa ou exercício que os alunos podem realizar para superar a insegurança de falar em sala de aula?
Toda atividade que é realizada em grupo é um treino de convivência e de exposição de ideias/opiniões. É possível por exemplo, aproveitar de um trabalho em grupo, com um menor número de pessoas, para expor o que pensa, para depois poder contribuir com suas ideias em sala de aula. O ponto importante é lembrar que segurança vem com treino, com exposição, com a coragem de se arriscar e compreender que tudo bem se a fala não saiu como gostaria, nada grave irá acontecer.