Paula Pimenta: Orientadora e Vestibulando

Blog Anglo 360

Como os estudantes podem lidar com pais muito exigentes em relação aos estudos?

1) Como estudantes podem lidar com pais muito exigentes em relação aos estudos?

2) Quais as cinco principais dicas para jovens que têm pais assim?

3) Como saber se os pais estão ajudando os filhos ou sendo exigentes demais? Quais são os sinais?

1) Primeiramente é importante os estudantes lembrarem que, além de alguns pais quererem participar da vida de seus filhos, faz parte do seu papel de cuidador dar e acompanhar a educação deles, seja no aspecto do êxito escolar, como também da educação moral, de construção de caráter e do convívio social. 

Outro aspecto, se relaciona com o fato de como os pais podem estar se avaliando neste papel de educador e formador ou mesmo de como acreditam estar sendo avaliados socialmente, ou seja, se seu filho tem disciplina e êxito na escola, significa que está desempenhando um bom papel de pai. É sabido que o lugar que a educação formal tem na sociedade atualmente, é de prestígio e, alcançar bons resultados (como ingressar em uma conceituada Instituição de Ensino Superior), passa a ser uma pequena virtude que os pais almejam para seus filhos.

Assim, os estudantes, principalmente os adolescentes, podem lidar com a cobrança dos pais ao buscar entender o que os leva a isso, como por exemplo, os aspectos levantados acima.

Mas também vale fazer uma ressalva aos pais: pode haver uma importância exagerada ao rendimento escolar do filho em detrimento de outras formas de educação, como ajudá-lo a entender a si e aos outros, a resolver seus problemas e ajustar-se às mudanças, tanto em si mesmo, como no ambiente. 

2) Algumas dicas aos estudantes: 

1- Buscar sempre o diálogo com os pais, mostrar quais tem sido suas motivações e seus desafios com os estudos. 

2- Identificar quais são suas metas e desafios pessoais e comunicar isso aos pais. Quando os pais sabem quais são suas prioridades, podem compreender e aceitar melhor o tempo que você quer se dedicar a elas.

3- Pedir ajuda aos pais quando necessário. Se estiver com dificuldades na escola ou mesmo frustrado com uma questão mais pessoal, comunique seus pais para juntos encontrarem uma alternativa.

4- Mostrar que você sabe quais são suas responsabilidades e demonstrar autodisciplina.

5- Sugerir uma maior aproximação dos pais com a escola e os professores. As trocas entre os pais podem tranquilizar o ajuste da expectativa x realidade que eles têm sobre os filhos.

3) Muitos pais estão realmente convencidos de que a coisa mais importante na vida das crianças e dos adolescentes é a vida escolar deles e seu aproveitamento nos estudos. Como dito anteriormente, a educação escolar faz parte de um conjunto de aprendizagens importantes para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos filhos. Neste sentido é importante os pais observarem seus filhos de uma forma global, identificando quais aspectos do desenvolvimento deles está precisando de um maior cuidado ou atenção. 

Pode ocorrer de os pais, ao tentarem se aproximar e ajudar seus filhos na vida escolar, serem compreendidos como controladores o que pode provocar uma maior resistência e distanciamento dos filhos. Este é um sinal de que o diálogo precisa ser retomado e os esclarecimentos de como pedir e dar ajuda precisam ser refeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *